O que você sempre quis saber sobre: A Barbie.

Qual a menina que nunca brincou de Barbie? Qual a menina que nunca implorou com lágrimas nos olhos por aquela boneca que parecia ser tão perfeita, com seus cabelos brilhantes, cintura fina e que passa transmite toda bondade e ética através de seus filmes? Pois é, mas poucos conhecem a real história dessa famosa boneca e nem imaginam o tamanho de sua influência sobre a sociedade.


BARBARA MILLICENT ROBERTS,  foi criada por Ruth Handler e o seu marido Elliot Handler em 1959, que tinham uma filha de nome Barbara. Eles observavam Barbara que brincava apenas com bonecas bebês quando criança. A menina era apaixonada por bonecas. Quando cresceu, já pré-adolescente, seu pai observou que Barbara ainda brincava com as suas bonecas. Então, a sua mãe, Ruth Handler, teve a ideia de criar uma boneca adolescente. O modelo original da Barbie foi baseado numa boneca erótica alemã. O primeiro lote de bonecas Barbie era tão parecido com a boneca original, que a Mattel teve de pagar uma indenização.

Tudo começou nas páginas do jornal alemão Bild-Zeitung, em 1952. Para preencher os buracos sem notícia, o ilustrador Reinhard Beuthien criou Lilli, uma loira que aparecia em tiras de quadrinhos com cintura fina, maquiagem, peitos grandes e sempre de salto alto – até quando estava só de calcinha e sutiã… Sua marca eram as piadas picantes. O sucesso foi tão grande que ela virou uma boneca para presentear os homens. O que ninguém esperava é que o brinquedo caísse no gosto das meninas.
De férias na Alemanha, o casal americano Ruth e Elliot Handler comprou algumas Lillis e levou para os engenheiros da fábrica deles, a MattelBatizada de Barbie, a cópia foi lançada nos Estados Unidos em 1959.
Uma Bild Lilli a esquerda (1955) com a primeira  Barbie a direita (1959). 

A boneca foi vendida a 3 dólares, nos primeiros exemplares, que teve 340.000 bonecas.
Logo após o seu sucesso de vendas foram criadas outros modelos de Barbies (como a barbie dançarina) e logo a boneca também ganhou uma família: em 1961 chega seu namorado Ken.
Ken também sempre acompanhou a moda da época, e variava o corte do cabelo de acordo com o último estilo. E vivia no mundo da moda. A Barbie também foi a primeira boneca a ser maquiada e a receber acessórios. Continuou a sua trajetória em 1960, lançou novos modelos agora ainda mais inspirados na moda contemporânea.
A influência da Barbie nos dias de hoje é visível e sem dúvida marcante. Existem sempre comparações e citações da boneca mais vendida do mundo: costuma-se chamar alguém de Barbie por estar vestida de rosa, ou por ser loira. Isso prova que a Barbie valorizou uma linha de preocupação com a estética, beleza e ajudou a criar um padrão de beleza. A moda da boneca influencia a sociedade, pois ela procura sempre simbolizar uma mulher ou moça bonita, inteligente, amiga, companheira, meiga e politicamente correta.
A Barbie marcou gerações inteiras e continua até hoje, devido a personalidade que lhe foi associada e o padrão de beleza que simboliza. Não é raro muitas meninas e adolescentes quererem se parecer com a Barbie.
A Barbie influenciou uma nova conduta em mulheres e crianças e criou uma nova identidade social que é perceptível em crianças, adolescentes e mulheres do mundo todo, mesmo sendo uma boneca originalmente norte-americana. Além disso a boneca Barbie também foi imitada, não por uma boneca, mas simplesmente por várias mulheres. Hoje feitas as cirurgias elas são consideradas Barbie's humanas.

> Conheça algumas delas:

Valeria Lukyanova

A russa Valeria Lukyanova é sensação no mundo por se parecer demais com uma Barbie. A semelhança dela impressiona em todos os pontos. Os traços do rosto, olhos, boca, cabelos e todo o corpo, nela é tudo perfeito como uma boneca de verdade!
No site oficial dela amatue21.com ela conta sobre suas viagens, sobre a vida, tem books de fotos e muito mais. O site está escrito todo em russo, por isso utilize o google tradutor ou o Google Chrome para traduzir a página da menina e ler (pelo menos tentar) um pouco sobre o que ela escreve.


  


Anzhelika Kenova


Outra russa (é incrível com as russas gostam deste tipo de coisa né?), chamada Anzhelika Kenova, ameaça tomar o lugar da Valeria como a Barbie verdadeira. Se por um lado a outra russa tinha feições muito fortes, está tem um pouco menos, porém tenta usar a sensualidade para atrair os fãs, embora também semelhante, é nitido que seus traços não são tão perfeitos e para suprir este requisito, voltou suas fotos para o lado sexy da Barbie. 



Dakota Rose


Outra menina, mas desta vez não é russa (ufa!), Dakota Rose, mais conhecida como Kota Koti é americana e mora no Japão e adora parecer com a Barbie. É a mais famosa de todas as humanas semelhantes a boneca da Mattel. Ela publica em seu blog fotos e vídeos vestindo-se como uma Barbie e fazendo maquiagem. Para saber mais acesse KotaKoti’s Blog.



Assustador né? o.o  Mas ao mesmo tempo bem legal, alguém mais aí gostaria de ser uma Barbie Humana? Pra vocês qual a mais parecida com a Barbie? Deixem nos comentários :D


Um comentário:

  1. nossaaaaaaaaaaa, e não sabia quase nada da história da barbie! a verdade é que a boneca sempre vai ser a mais diva de todas e o símbolo oficial de beleza; quem nunca teve uma barbie, não teve infãncia hehe

    ResponderExcluir